Armadores - Darren Collison, Cory Joseph, Aaron Holiday, Victor Oladipo, Tyreke Evans e Edmond Sumner
Alas - Bojan Bogdanovic, Doug McDermott, Alize Johnson, Thaddeus Young, Domantas Sabonis e T.J Leaf
Pivôs - Myles Turner e Ike Anigbogu
Campanha 2017-18: 48-34 (Perdeu na 1ª fase dos playoffs)
Principais chegadas: Dennis Schroder (Atlanta), Nerlens Noel (Dallas)
Principais saídas: Carmelo Anthony (Houston), Nick Collison (aposentado), Kyle Singler (Obradoiro-ESP)
Há um ano, formaram um trio que daria muito o que falar. Na bola, não deu. Agora, sem Carmelo e, acima de tudo, com Paul George renovado, o horizonte parece mais promissor para o time de Oklahoma, disputando uma das quatro primeiras vagas para os playoffs.
É importante exaltar a aquisição de Dennis Schroder. Muito bom pontuador, deve ter a missão de comandar uma equipe reserva e seguir com a intensidade que Russell Westbrook imprime, possivelmente jogando lado a lado nos momentos de decidir partidas. Na troca por Anthony, que não estava rendendo, conseguiram um bom reforço.
Elenco:
Armadores - Russell Westbrook, Dennis Schroder, Raymond Felton, Deonte Burton, Andre Robertson, Alex Abrines, Terrance Ferguson, Bryce Alford, Hamidou Diallo, Timothe Luwawu-Cabarrot, KJ McDaniels
Alas - Paul George, Jerami Grant, Abel Nader, Patrick Patterson, Abdul Gaddy, Richard Solomon
Pivôs - Steven Adams, Nerlens Noel, Tyler Davis
Campanha 2017-18: 47-35 (Perdeu na 1ª fase dos playoffs)
Principais chegadas: Luol Deng (LA Lakers), Anthony Tolliver (Pistons)
Principais saídas: Cole Aldrich (Tianjin-CHN), Nemanja Bjelica (Sacramento)
Ainda é muito difícil analisar o que será o time sem saber se sua principal estrela, Jimmy Butler, fica ou vai, e, se for, quem chega no lugar. Considerando o valor de mercado do jogador e o que ele pode oferecer, é possível prever que os Wolves novamente brigam pelas últimas vagas nos playoffs.
Karl-Anthony Towns é cada vez mais considerado um dos melhores pivôs da NBA, apesar de sua evidente falta de vontade em defender. Andrew Wiggins precisa finalmente mostrar a que veio na NBA, ou terminará a temporada como uma grande decepção. Derrick Rose, após anos de lesões e traumas, parece estar encontrando um bom jogo, o que é colírio para os olhos em um time que em certos momentos parece apático.
Elenco:
Armadores - Jeff Teague, Derrick Rose, Tyus Jones, Jonathan Stark, Jimmy Butler, Darius Johnson-Odom, Josh Okogie, Jared Terrell, C.J. Williams
Alas - Andrew Wiggins, Keita Bates-Diop, Luol Deng, James Nunnaly, Taj Gibson, Anthony Tolliver
Pivôs: Karl-Anthony Towns, Gorgui Dieng, Justin Patton
Campanha 2017-18: 65-17 (Perdeu na final de Conferência)
Principais chegadas: Carmelo Anthony (Oklahoma), Brandon Knight (Phoenix), Marquese Chriss (Phoenix), Michael Carter-Williams (Charlotte)
Principais saídas: Trevor Ariza (Phoenix), Luc Mbah a Moute (LA Clippers), Ryan Anderson (Phoenix)
Após ter sido o time que mais chegou perto de bater o Golden State Warriors desde a (polêmica) adição de Kevin Durant, o Houston Rockets reformulou consideravelmente seu elenco para buscar a tão desejada mudança de trono na liga. Agora, além de contar com os talentosos James Harden e Chris Paul, a inclusão do veterano Carmelo Anthony traz ainda mais volume ofensivo em um sistema de jogo que prioriza a bola de 3 pontos.
Entretanto, com as saídas de Trevor Ariza e Luc Mbah a Moute, a franquia perde, e muito, sua versatilidade defensiva – um dos principais elementos do sucesso da temporada anterior.
Elenco:
Armadores: Chris Paul, James Harden, Eric Gordon, Michael Carter-Williams, Brandon Knight.
Alas: Carmelo Anthony, PJ Tucker, James Ennis, Gerald Green, Marquese Chriss
Pivôs: Clint Capela, Nenê, Zhou Qi.
Campanha 2017-18: 47-35 (Perdeu na 1ª fase dos playoffs)
Principais chegadas: DeMar Derozan (Toronto), Marco Belinelli (Philadelphia).
Principais saídas: Kawhi Leonard (Toronto), Manu Ginóbili (aposentado), Tony Parker (Charlotte) e Danny Green (Toronto).
O San Antonio Spurs, uma das franquias mais vencedoras entre todos esportes americanos, vive uma evidente – e necessária – fase de transição. Além da aposentadoria de Ginóbili e a perda de Tony Parker, a equipe se envolveu em uma bombástica troca nesta intertemporada, que viu sua principal estrela, Kawhi Leonard, que estava insatisfeito, deixar o time para a chegada de DeMar DeRozan.
Além de um decréscimo de qualidade no setor defensivo (acentuado pela grave lesão no joelho direito do promissor Dejounte Murray), a perda da identidade formada ao longo dos últimos anos põe em risco até as chances de classificação dos Spurs aos playoffs. Popovich terá muito trabalho.
Elenco:
Armadores - Patty Mills, DeMar DeRozan, Bryn Forbes, Lonnie Walker e Dejounte Murray.
Alas - Rudy Gay, Dante Cunningham, Davis Bertans, Marco Belinelli, Quincy Pondexter.
Pivôs - LaMarcus Aldridge, Jakob Poetl, Pau Gasol.
Campanha 2017-18: 24-58
Principais chegadas: Luka Doncic (draft) e DeAndre Jordan (LA Clippers).
Principais saídas: Seth Curry (Portland), Yogi Ferrell (Sacramento)
Apesar de ter se reforçado positivamente trazendo Luka Doncic, que tem um gigante potencial após ter sido coroado MVP da Liga Europeia com apenas 18 anos, e DeAndre Jordan, um ótimo defensor e finalizador, os Mavericks ainda terão dificuldades de se manterem relevantes na forte Conferência Oeste.
Em um cenário otimista, poderiam até brigar para ‘’beliscar’’ uma vaga nos playoffs, mas tal pretensão parece improvável. A marca de apenas 24 vitórias da última temporada, entretanto, deve ser confortavelmente batida, e o esforço para acumular mais escolhas de draft para os próximos anos ainda deve ser o principal foco.
Elenco:
Armadores - Dennis Smith Jr., Luka Doncic, JJ Barea, Jalen Brunson e Devin Harris.
Alas - Wesley Matthews, Harrison Barnes, Dwight Powell, Maxi Kleber e Kostas Antetokounmpo, Dorian Finney-Smith.
Pivôs - Dirk Nowitzki, DeAndre Jordan, Salah Mejri.
Campanha 2017-18: 22-60
Principais chegadas: Jaren Jackson Jr (draft), Kyle Anderson (San Antonio), Shelvin Mack (Orlando), Garrett Temple (Sacramento)
Principais saídas: Tyreke Evans (Indiana), Ben McLemore (Sacramento).
Apesar de aparecer como um dos candidatos a brigar por playoffs antes da última temporada, os Grizzlies decepcionaram e terminaram com uma das piores campanhas da liga. A total dependência na dupla Gasol – Conley, que perderam dezenas de jogos na temporada regular, foi sentida.
Embora Tyreke Evans, um dos líderes ofensivos da equipe, tenha saído, a adição do atlético Jaren Jackson Jr. é um dos principais motivos de otimismo para o torcedor. Uma vaga nos playoffs será improvável mesmo se Gasol e Conley permanecerem saudáveis, mas a perspectiva de total reconstrução do elenco parece ser a mais provável para os Grizzlies nos próximos anos.
Elenco:
Armadores - Mike Conley, Shelvin Mack, Andrew Harrison, Mario Chalmers, Yuta Watanabe, Jevon Carter e MarShon Brooks
Alas - Dillon Brooks, Kyle Anderson, Chandler Parsons, JaMychal Green, Jaren Jackson Jr., Garrett Temple, DJ Stephens, Ivan Rabb e Omri Caspri
Pivôs - Marc Gasol e Doral Moore.
Campanha 2017-18: 29-53
Principais chegadas: Kevin Knox (draft), Mario Hezonja (Magic)
Principais saídas: Michael Beasley (Lakers), Jarrett Jack (Pelicans), Kyle O’Quinn (Pacers)
O New York Knicks começará a temporada sem seu principal jogador. Kristaps Porzingis ainda se recupera de uma lesão de ligamento do joelho sofrida em fevereiro e não tem previsão de retorno. Como se não bastasse, a franquia ainda perdeu Michael Beasley para os Lakers.
O novo técnico David Fizdale, ex-Grizzlies, terá muito trabalho para impedir que essa equipe piore em relação ao último ano. Além do retorno do letão, uma das boas esperanças é o ala calouro Kevin Knox.
Elenco:
Armadores - Trey Burke, Courtney Lee, Emmanuel Mudiay, Frank Ntilikina, Ron Baker, Damyean Dotson
Alas - Kristaps Porzingis, Tim Hardaway Jr, Kevin Knox, Mario Hezonja, Lance Thomas, Noah Vonleh, Isaiah Hicks
Pivôs - Enes Kanter, Joakim Noah, Mitchell Robinson, Luke Kornet
Campanha 2017-18: 28-54
Principais chegadas: Shabazz Napier (Blazers), Kenneth Faried (Nuggets), Dzanan Musa (draft)
Principais saídas: Nik Stauskas (Blazers), Jahlil Okafor (Pelicans), Dante Cunningham (Spurs), Timofey Mozgov (Magic), Jeremy Lin (Hawks)
O Brooklyn Nets fez várias movimentações na intertemporada, mas nenhuma que salte aos olhos do torcedor. O treinador Kenny Atkinson e o gerente Sean Marks estão de olho é no próximo mercado, no qual a franquia terá bastante espaço no teto salarial para contratar jogadores.
O elenco segue comandado por D’Angelo Russell, que terá companhia de outros jovens como Jarrett Allen, Rondae Hollis-Jefferson e Caris LeVert. Parece ser mais uma temporada de reconstrução em Brooklyn, mas com um futuro promissor em quadra.
Elenco:
Armadores - D’Angelo Russell, Allen Crabbe, Spencer Dinwiddie, Shabazz Napier, Caris LeVert, Treveon Graham
Alas - DeMarre Carroll, Kenneth Faried, Rondae Hollis-Jefferson, Joe Harris, Jared Dudley, Dzanan Musa, Rodions Kurucs Pivôs - Jarrett Allen, Ed Davis
Campanha 2017-18: 36-46
Principais chegadas: Tony Parker (San Antonio), Bismack Biyombo (Orlando) e Miles Bridges (draft).
Principais saídas: Dwight Howard (Washington) e Michael Carter-Williams (Rockets)
Mais uma temporada solitária para Kemba Walker. Sem Dwight Howard, que aparentemente não fará tanta falta assim, os Hornets tentam mais uma vez montar um time competitivo ao redor de seu principal armador. Para isso, o time de Charlotte conta com o amadurecimento de peças como Jeremy Lamb, Malik Monk, Willy Hernangomez e também do recém draftado Miles Bridges, além de rostos conhecidos e experientes como Nicolas Batum e Tony Parker.
Se as peças se encaixarem e Kemba se mantiver saudável, não é loucura sonhar com uma oitava colocação e buscar os playoffs, mas a loucura se iniciaria em sonhar com algo além disso, com uma estrada playoff adentro.
Elenco:
Armadores - Kemba Walker, Tony Parker e Devonte Graham.
Alas - Jeremy Lamb, Nicolas Batum, Michael Kidd-Gilchrist, Marvin Williams, Malik Monk e Miles Bridges.
Pivôs - Cody Zeller, Frank Kaminsky, Willy Hernangomez e Bismack Biyombo.
Campanha 2017-18: 44-38 (Perdeu na 1ª fase dos playoffs)
Principais chegadas: ninguém
Principais saídas: ninguém
Graças a um excelente trabalho de Eric Spoelstra, o Heat surpreendeu em 2017-18 e se classificou bem aos playoffs. No entanto, não foi páreo para o explosivo Philadelphia 76ers. Na nova temporada, Spoelstra terá a mesma missão, sem desfalques, mas também sem peças novas. Apenas com a manutenção do ídolo Dwyane Wade e também de Udonis Haslem.
A briga pelo playoff será dura, e irá rodar em torno de peças como Hassan Whiteside, Josh Richardson e também Justise Winslow, que vão precisar se manter saudáveis caso o time da Flórida almeje coisas grandes. A evolução de Bam Adebayo também será algo bacana de ser acompanhada de perto. Além, é claro, da temporada de despedida de Dwyane Wade, que deixará as quadras em 2019.
Elenco:
Armadores - Goran Dragic, Dwyane Wade, Tyler Johnson e Briante Weber.
Alas - Justise Winslow, Josh Richardson, James Johnson, Wayne Ellington, Dion Waiters, Derrick Jones Jr., Rodney McGruder e Duncan Robinson.
Pivôs - Hassan Whiteside, Kelly Olynyk, Bam Adebayo e Udonis Haslem.
Campanha 2017-18: 25-57
Principais chegadas: Mo Bamba (draft), Jerian Grant (Chicago) e Timofey Mozgov (Brooklyn)
Principais saídas: Bismack Biyombo (Charlotte), Mario Hezonja (New York) e Marreese Speights (Guanghzou-CHN).
Depois de uma temporada 2017-2018 desastrosa, o Magic pode até se dar ao luxo de beliscar uma posição nos playoffs. Será diíficil - quase impossível - mas o time de Orlando precisa tentar manter seu trio de astros Gordon, Vucevic e Fournier, saudáveis. Toda a temporada do Magic depende diretamente da consistência dos três jogadores.
Os olhos dos torcedores também estarão voltados para os jovens, já que Mo Bamba chega com uma variedade de talentos, e o ala Jonathan Isaac parece finalmente ter se livrado das lesões.
Elenco:
Armadores - DJ Augustin, Jerian Grant, Isaiah Briscoe e Troy Caupain.
Alas - Aaron Gordon, Evan Fournier, Jonathan Simmons, Terrence Ross, Jonathan Isaac, Wesley Iwundu e Melvin Frazier. Pivôs - Nikola Vucevic, Mo Bamba, Khem Birch, Jarell Martin, Amile Jefferson e Timofey Mozgov.
Campanha 2017-18: 50-32 (Perdeu na final da NBA)
Principais chegadas: Sam Dekker (Houston), Collin Sexton (draft) e David Nwaba (Chicago)
Principais saídas: LeBron James (LA Lakers), Jeff Green (Washington) e Jose Calderon (Detroit)
A saída de LeBron James foi um duro golpe nas pretensões dos Cavaliers de repetirem o sucesso das últimas quatro temporadas. Com o astro na equipe, Cleveland celebrou um título e quatro finais. Sem ele, Kevin Love deve ter um espaço parecido com o que tinha em Minnesota.
Collin Sexton foi draftado e pode ser uma opção já como titular no início da temporada. Atlético e com o arremesso de longa distância em plena evolução, é um jogador à longo prazo para os Cavaliers. A briga pela sétima e oitava posição no Leste deve ser o máximo para Cleveland.
Elenco:
Armadores - George Hill, Collins Sexton, Isaiah Taylor, J.R Smith, Jordan Clarkson e David Nwaba
Alas - Rodney Hood, Kyle Korver, Cedi Osman, Kevin Love, Larry Nance Jr., Sam Dekker e Channing Frye
Pivôs - Tristan Thompson e Ante Zizic
Campanha 2017-18: 27-55
Principais chegadas: Jabari Parker (Milwaukee), Wendell Carter Jr. (draft)
Principais saídas: Jerian Grant (Orlando), David Nwaba (Cleveland), Paul Zipser, Noah Vonleh (New York) e Sean Kilpatrick
Mais um ano de transição para os Bulls. Na quarta temporada de Fred Hoiberg à frente de Chicago, o ‘Hoiball’ teve flashes, mas foi pouco mostrado. Com Dunn e LaVine no perímetro e a adição de Parker, os Bulls esperam chegar aos playoffs, após a temporada passada sem conseguir o êxito.
Wendell Carter Jr. foi um dos melhores jogadores de Duke na temporada passada da NCAA e deve ganhar espaço ao decorrer do ano em Chicago. Com Robin Lopez sempre sendo alvo de trocas, o pivô deve assumir a titularidade e fazer uma boa dupla com Markkanen.
Elenco:
Armadores - Kris Dunn, Cameron Payne, Ryan Arcidiacono, Derrick Walton Jr., Zach LaVine e Antonio Blakeney
Alas - Jabari Parker, Justin Holiday, Denzel Valentine, Chandler Hutchison, Lauri Markkanen e Bobby Portis
Pivôs - Robin Lopez, Wendell Carter Jr., Cristiano Felicio e Omer Asik
Campanha 2017-18: 46-36
Principais chegadas: Isaiah Thomas (LA Lakers), Michael Porter Jr (draft)
Principais saídas: Darrell Arthur (Phoenix), Kenneth Faried (Brooklyn), Wilson Chandler (Philadelphia), Devin Harris (Dallas)
Na última temporada, bateu na trave dos playoffs; neste ano, a luta será a mesma, mas com concorrentes mais fortes. Conseguiu, por pouco dinheiro, um armador que saudável é sensacional. Uma temporada afetada por lesão fez Isaiah Thomas perder todo o valor que construiu quando esteve na corrida de MVP pelos Celtics. Com um quinteto jogando em sua função no ataque, e ao lado de um pivô inteligente, como Nikola Jokic, deve pontuar muito. Mas, obviamente, precisa estar saudável.
A outra grande aposta de Denver foi no draft, e também foi pautada em uma lesão. Caso acertada, com a escolha de recrutar Michael Porter Jr, há pouco tempo cotado como melhor jogador universitário, os Nuggets sobem de patamar. O potencial do jovem é incrível, mas uma lesão nas costas ainda não o deixa jogar. Veremos como as coisas se desenvolvem.
Elenco:
Armadores - Jamal Murray, Isaiah Thomas, Donald Sloan, Monte Morris, Gary Harris, Will Barton, Malik Beasley, Xavier Silas, DeVaughn Akoon-Purcell
Alas - Michael Porter Jr, Torrey Craig, Emanuel Terry, Paul Milsap, Juan Hernangomez, Trey Lyles, Jarred Vanderbild, Tyler Lydon
Pivôs - Nikola Jokic, Mason Plumlee, Thomas Welsh
Campanha 2017-18: 42-40
Principais chegadas: Shai Gilgeous-Alexander (draft), Marcin Gortat (Washington) e Luc Mbah a Moute (Houston)
Principais saídas: DeAndre Jordan (Dallas), Sam Dekker (Cleveland) e Austin Rivers (Washington)
'Lob City’ acabou de uma vez por todas. DeAndre Jordan foi a última peça a sair para que a reconstrução dos Clippers continue.
Em uma conferência Oeste forte como esta – e com LeBron em Los Angeles -, os Clippers devem ficar “escondidos” por mais uma temporada enquanto esperam a chance de encontrar uma nova estrela para a franquia – seja com uma troca por Jimmy Butler, seja indo atrás de Kawhi Leonard na próxima offseason.
Elenco:
Armadores – Patrick Beverley, Milos Teodosic, Shai Gilgeous-Alexander, Avery Bradley, Lou Williams, Sindarius Thornwell
Alas – Tobias Harris, Danilo Gallinari, Wesley Johnson, Mike Scott, Montrezl Harrell, L. Richard Mbah a Moute
Pivôs - Marcin Gortat, Boban Marjanovic, Johnathan Motley
Campanha 2017-18: 27-55
Principais chegadas: Marvin Bagley (draft), Nemanja Bjelica (Minnesota), Yogi Ferrell (Dallas), Ben McLemore (Memphis)
Principais saídas: Vince Carter (Atlanta) e Garrett Temple (Memphis)
O Sacramento Kings parece estar sempre em reconstrução, sempre com jovens jogadores chegando – mas, na maioria das vezes, não os jovens indicados para tirar o time da lama.
O draft de 2018 é mais um exemplo. Luka Doncic, MVP da Euroliga pelo Real Madrid, estava disponível. Mas os Kings foram de Marvin Bagley, talentoso – mas questionado – ala-pivô de Duke. Será que ele, De’Aaron Fox, Buddy Hield e Bogdan Bogdanovic conseguem dar conta do recado?
Elenco:
Armadores – De'Aaron Fox, Frank Mason III, Yogi Ferrell, Iman Shumpert, Ben McLemore
Alas – Buddy Hield, Bogdan Bogdanovic, Justin Jackson, Nemanja Bjelica, Harry Giles
Pivôs - Zach Randolph, Marvin Bagley, Skal Labissiere, Willie Cauley-Stein, Kosta Koufos
Campanha 2017-18: 49-33 (Perdeu na 1ª fase dos playoffs)
Principais chegadas: Seth Curry (Dallas), Nik Stauskas (Brooklyn)
Principais saídas: Shabazz Napier (Brooklyn), Ed Davis (Brooklyn)
Na última temporada, foi o terceiro time mais forte do forte Oeste na temporada regular - mas teve apenas três vitórias a mais do que o nono colocado. Após um mercado muito agitado, a conferência ficou ainda mais equilibrada, com times que já disputavam ainda mais fortes e times que estavam fora dos playoffs entrando na briga.
Para os Blazers, será um ano difícil. A dependência em Lillard e McCollum não é promissora, principalmente sem um elenco de apoio forte. O time de Portland briga por playoffs na parte de baixo, e, se chegar, é lutar por uma não-varrida.
Elenco:
Armadores - Damian Lillard, Wade Baldwin IV, Gary Payton II, CJ McCollum, Evan Turner, Seth Curry, Nik Stauskas, Anfernee Simons, Gray Trent Jr.
Alas - Maurice Harkless, Jake Layman, Al-Farouq Aminu, Zach Collins, Meyers Leonard, Cameron Oliver, Caleb Swaningan
Pivôs - Jusuf Nurkic, Chinanu Onuaku
Campanha 2017-18: 39-43 derrotas
Principais chegadas: José Calderón (Cleveland), Glenn Robinson III (Indiana), Zaza Pachulia (Golden State), Khyri Thomas (draft) e Bruce Brown (draft)
Principais saídas: James Ennis (Houston) e Anthony Tolliver (Minnesota)
Os Pistons são uma das maiores incógnitas da temporada. Blake Griffin já não tem mais o mesmo poder do All-Star que foi e os reforços da offseason não são tão animadores. Com poucos movimentos para fazer diferente na temporada, uma vaga nos playoffs já seria algo incrível para a equipe.
Luke Kennard poderá se tornar o grande arremessador que Detroit pensava quando o draftou? Stanley Johnson finalmente terá uma temporada de alto nível comprovando todo o seu potencial atlético? Essas são algumas questões cruciais para o sucesso dos Pistons na temporada.
Elenco: