'Steady' Eddie Lawson sagrou-se tetracampeão
na era dourada das 500cc.
Entre 1983 e 1992 - nos nove anos em que competiu no Mundial,
Lawson bateu, entre outros, Barry Sheene, Marco Lucchinelli,
Freddie Spencer, Wayne Gardner, Wayne Rainey, Kevin Schwantz, Mick Doohan,
Randy Mamola, Christophe Sarron e Ron Haslam...
É a realeza das 500cc.
São 15 títulos mundiais!
O melhor entre os melhores nessa fabulosa época.
Método e talento
Lawson também teve coragem de fazer algumas apostas
arriscadas ao longo da sua carreira.
No final de 1988, divergências salariais com Giacomo Agostini,
então Team Manager da Yamaha, levaram-no a deixar a marca
que lhe deu três títulos mundiais e a assinar pela Honda.
Mas Lawson nem sequer faria parte da equipa oficial,
na altura entregue a Gardner e Doohan – em vez disso,
trabalharia com o lendário preparador Erv Kanemoto,
que anos antes tinha acompanhado Freddie Spencer
na fenomenal ascensão do americano.
e Kanemoto precisaram de quatro GP’s para transformar
uma das motos mais difíceis (e potentes) do plantel
a NSR500 – numa máquina verdadeiramente demolidora.
Campeão à frente do velho amigo Rainey,
seu antigo companheiro nas dirt-tracks e nas Superbikes americanas.
Foi o famoso título consecutivo com motos diferentes.
Mas a derradeira lição de classe estava reservada para 1991,
quando aceitou pilotar e desenvolver a débil Cagiva.
No ano seguinte, Lawson deu a primeira vitória à marca italiana nas 500cc,
à chuva, no GP da Hungria.
Quando perguntámos a Simon Buckmaster, atual manager da Parkalgar Honda
e piloto do Mundial nos anos 1980 e 90, quem foi o melhor
entre os melhores nessa fabulosa época, a resposta surgiu rápida:
arriscadas ao longo da sua carreira.
No final de 1988, divergências salariais com Giacomo Agostini,
então Team Manager da Yamaha, levaram-no a deixar a marca
que lhe deu três títulos mundiais e a assinar pela Honda.
Mas Lawson nem sequer faria parte da equipa oficial,
na altura entregue a Gardner e Doohan – em vez disso,
trabalharia com o lendário preparador Erv Kanemoto,
que anos antes tinha acompanhado Freddie Spencer
na fenomenal ascensão do americano.
e Kanemoto precisaram de quatro GP’s para transformar
uma das motos mais difíceis (e potentes) do plantel
a NSR500 – numa máquina verdadeiramente demolidora.
Campeão à frente do velho amigo Rainey,
seu antigo companheiro nas dirt-tracks e nas Superbikes americanas.
Foi o famoso título consecutivo com motos diferentes.
Mas a derradeira lição de classe estava reservada para 1991,
quando aceitou pilotar e desenvolver a débil Cagiva.
No ano seguinte, Lawson deu a primeira vitória à marca italiana nas 500cc,
à chuva, no GP da Hungria.
Quando perguntámos a Simon Buckmaster, atual manager da Parkalgar Honda
e piloto do Mundial nos anos 1980 e 90, quem foi o melhor
entre os melhores nessa fabulosa época, a resposta surgiu rápida:
Eddie Lawson.
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